A prefeitura de Santa Maria e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) seguem diante de um mesmo impasse: a assinatura do convênio que liberará R$ 119,1 milhões (recursos do PAC 2) para obras de saneamento no município.
O recurso, que deverá contemplar mais de 5,1 mil ligações de 11 bairros e vilas da cidade nas regiões Oeste, Sul e Norte, é motivo de uma falta de entendimento entre o Executivo e a Corsan, desde dezembro do ano passado. À época, o governador Tarso Genro (PT) assinou o contrato de R$ 1 bilhão destinado ao saneamento no Estado. Porém, dos 16 municípios gaúchos beneficiados não houve nenhuma representação de Santa Maria no ato para selar a garantia do recurso. Com isso, a Corsan sinalizou que o município poderia ficar sem o investimento.
Na manhã desta quarta-feira, o presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, ligou ao deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo Tarso na Assembleia Legislativa, e pediu que o petista procurasse intermediar o impasse junto ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB).
_ O Tarcísio me ligou hoje (nesta quarta-feira) e me falou que Santa Maria vai perder o recurso se não assinar o convênio ainda hoje. O Tarcísio disse que ligou, por dois dias seguidos, para o prefeito Schirmer, mas que o Schirmer não teria sinalizado com a intenção de assinar o contrato. Estou tentando falar com o Schirmer e buscar entender o motivo dessa contrariedade a um recurso tão expressivo _ disse Valdeci ao Diário.
A prefeitura argumenta que a Corsan está tentando se valer do recurso, obtido junto à União, como forma de antecipar a renovação do contrato de abastecimento de água e saneameto, que encerra em 2016. Fontes ligada à prefeitura relatam que a Corsan estaria tentando barganhar uma renovação para os próximos 24 anos. Além do que, a prefeitura também alega que a Corsan tem condenação por não cumprir o contrato firmado com o município, que também recebeu condenação por não fiscalizar a companhia.
O prefeito Cezar Schirmer marcou uma reunião com a procuradora jurídica do município, Any Desconzi, para tratar do tema.